InterEDTech Logo
  (+55) 83 99691.9526 
  comercial@unifuturo.edu.br
InterEDTech Logo
  (+55) 83 99691.9526 
Star Lessons
da Finlândia:
Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês
Star Lessons
da Finlândia:
Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês
Pós-graduação 100% on-line e em português.

 Pós-graduação bicertificada. Um trabalho de final de curso, dois certificados. Um pela University of Helsinki (Finlândia), outro pela Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil, válido em todo território nacional. Pós-graduação 100% on-line e em português.

 Pós-graduação bicertificada. Um trabalho de final de curso, dois certificados. Um pela University of Helsinki (Finlândia), outro pela Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil, válido em todo território nacional. Pós-graduação 100% on-line e em português.

Leve a excelência do ensino finlandês 
para a sua sala de aula

Este curso foi desenvolvido para ajudar o(a) professor(a) a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o(a) docente a desenvolver ferramentas para ajudar o(a) aluno(a) durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o(a) aluno(a) na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os(as) seus(suas) alunos(as). Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor(a), você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade. 

Leve a excelência do ensino finlandês 
para a sua sala de aula

Este curso foi desenvolvido para ajudar o(a) professor(a) a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o(a) docente a desenvolver ferramentas para ajudar o(a) aluno(a) durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o(a) aluno(a) na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os(as) seus(suas) alunos(as). Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor(a), você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade. 

Diferenciais Metodológicos

Cada módulo elaborado conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.

As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem, com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas podem ser aplicadas no Brasil (em escolas públicas e privadas) e propostas de debates entre os alunos(as) e professores(as).

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 10 horas por semana ao curso. Os(as) participantes contam com uma live mensal com professores(as) experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar as dúvidas, tudo em português.

Desenvolvimento da autonomia, Metodologias ativas, Metacognição
Aprendizado por projetos, Solução de problemas
Processamento e Transferência de Informação, Aprendizagem investigativa

Promoção de Interatividade, Engajamento e Colaboração

Diferenciais Metodológicos

Cada módulo elaborado conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.

As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem, com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas podem ser aplicadas no Brasil (em escolas públicas e privadas) e propostas de debates entre os alunos(as) e professores(as).

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 10 horas por semana ao curso. Os(as) participantes contam com uma live mensal com professores(as) experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar as dúvidas, tudo em português.

Desenvolvimento da autonomia, Metodologias ativas, Metacognição
Aprendizado por projetos, Solução de problemas
Processamento e Transferência de Informação, Aprendizagem investigativa

Promoção de Interatividade, Engajamento e Colaboração

Para quem se destina 
este curso?

Professores(as) e gestores(as) da Educação Básica interessados(as) em aprimorar suas estratégias didáticas, com foco na autonomia e aprendizagem efetiva por parte do(a) aluno(a).

O(a) concluinte receberá a certificação de conclusão da Pós-Graduação em Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês (Star Lessons) emitida pela University of Helsinki (Finlândia) e pela Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil, válida nacionalmente e reconhecida pelo MEC. 

Para quem se destina 
este curso?

Professores(as) e gestores(as) da Educação Básica interessados(as) em aprimorar suas estratégias didáticas, com foco na autonomia e aprendizagem efetiva por parte do(a) aluno(a).
O(a) concluinte receberá a certificação de conclusão da Pós-Graduação em Práticas de Sala de Aula, Trilhas de Aprendizagem e Desenvolvimento da Autonomia do aluno na Educação Básica no Modelo Finlandês (Star Lessons) emitida pela University of Helsinki (Finlândia) e pela Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil, válida nacionalmente e reconhecida pelo MEC. 

Objetivos Educacionais

Desenvolver estratégias didáticas que promovem a autonomia do(a) aluno(a) e a aprendizagem efetiva, inspirado no modelo Finlandês.  
Curso 100% on-line e em português.
O curso tem carga horária total de 360 horas, distribuídas em:
13 disciplinas + Edição de um Coworking eBook
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML

Objetivos Educacionais

Desenvolver estratégias didáticas que promovem a autonomia do aluno e a aprendizagem efetiva, inspirado no modelo Finlandês. 
Curso 100% on-line e em português.
O curso tem carga horária total de 360 horas, distribuídas em:
12 disciplinas + TCC (opcional)
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML

Sobre a parceria entre University of Helsinki, a Unifuturo e a Edunext 

A University of Helsinki (Universidade de Helsinque) é uma das principais universidades de pesquida da Europa. É membro fundador da Liga das Universidades Europeias de Pesquisa, que inclui universidades como Oxford e Cambridge. A Universidade é reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. As classificações internacionais consistentemente colocam a University of Helsinki entre as 20 melhores universidades da Europa.

Pela primeira vez os professores brasileiros têm à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas práticas de sala de aula que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo.

O programa Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria exclusiva entre a University of Helsinki e a Edunext em Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Unifuturo.

Sobre a parceria da Edunext com a Universidade de Helsinki 

A University of Helsinki (Universidade de Helsinque) é uma das principais universidades de pesquida da Europa. É membro fundador da Liga das Universidades Europeias de Pesquisa, que inclui universidades como Oxford e Cambridge. A Universidade é reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. As classificações internacionais consistentemente colocam a University of Helsinki entre as 20 melhores universidades da Europa.

Pela primeira vez os professores brasileiros têm à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas práticas de sala de aula que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo.

O programa Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria exclusiva entre a University of Helsinki e a Edunext em Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Unifuturo.
 .

Sobre a Parceria Educacional:

Unifuturo

São Camilo
A UNIFUTURO nasceu como projeto piloto educacional, implementado em Portugal, no ano de 2002, pelo Prof. Dr. Ricardo Monteiro em colaboração com o Prof. Dr. Augusto Cury.

Desde 2016 é uma das instituições de ensino superior brasileiras recomendadas internacionalmente pela ABQUALIS e desde 2008 é credenciada pelo MEC para cursos de graduação, pós-graduação e MBAs. Oferece hoje mais de 60 programas de graduação e de pós-graduação em todo o Brasil nos formatos presencial e EAD e para o Brasil e outros países no formato "live streaming".

No América Latina a Unifuturo coordena o Education without Borders Program (EwBP)/ Programa Educação sem Fronteiras (PEsF), que já formou mais de 3000 docentes em Educação Global e mantém convênios de cooperação técnico-científicos com universidades nos EUA e na Europa através do PIBE Programa Internacional de Bolsas de Estudo.

Sobre os professores:

Hanne Koli

Professora da Universidade de Helsinki HY+

Consultora para Elisa, UPM, Keva, Fonecta, Patria e HY+. 

Foi professora, formadora de professores, consultora e produtora de conteúdos online para a HAMK University of Applied Sciences, UNIVERSITIES OF APPLIED SCIENCES e Laureate University of Applied Sciences. 

Participou da elaboração do currículo finlandês junto ao Ministério da Educação. 

Atua como palestrante e tem ampla experiência na produção científica e elaboração de cursos para professores em âmbito internacional.

+ Professores Brasileiros formados na Finlândia:

Ricardo Monteiro

Coordenador do Curso Star Lessons

Professor universitário, palestrante e pesquisador, Doutor em Ciências da Educação e Interculturalidade pela Freie Universität Berlin (Alemanha/1988), Mestre em Literatura Alemã Contemporânea pela Albert-Ludwig- Universität Freiburg (Alemanha/1984), licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa (Portugal/1976) e Bacharel em Teologia pela Humboldt-Universität zu Berlin/ Theologische Fakultät (Alemanha/ 1980). É especialista em Inteligência Multifocal para Crianças (IMpC), mentor educacional e fundador do projeto piloto de referência “Universidade da Criança” ( educação pré-escolar e ensino fundamental) em Portugal, que deu origem ao Projeto UniFuturo (Universidade do Futuro). Depois da Alemanha e Portugal, migrou para Brasil onde implementou o Programa Educação sem Fronteiras (PEsF) em todos os estados no norte-nordeste do Brasil em 2013. Atualmente é Reitor da UNIFUTURO Faculdades Integradas do Brasil, Embaixador para a Educação da Florida Christian University (EUA) no Brasil, Coordenador Nacional do PEsF e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Meios Adequados à Solução de Conflitos (ABMASC), onde ocupa igualmente a cadeira de número cinco.

Julyana Gentle

Professora da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

Tem doutorado em Educação pela Florida Christian University nos EUA (Orlando/EUA/2021), Mestrado em Educação pela Florida Christian University (Orlando/EUA/2016). É pós-graduada em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania pela FESP (Curitiba/Brasil/ 2015), Graduada em Serviço Social pela UFPB (João Pessoa/Brasil/2013). Professora Universitária e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social na UNIFUTURO. É Membro do Conselho Editorial da Editora Oiticica e Assessora Acadêmica e Revisora Acadêmica pelo Programa Educação sem Fronteiras PesF (Education without Borders Program EwBP) desenvolvido em parceria entre a Unifuturo e instituições de ensino superior na Europa e nos EUA. Possui Certificação SOAR Practitioner, uma ferramenta responsável pela avaliação de Perfis comportamentais, pelo SOAR Global Institute nos EUA e atuou como Tutora no Curso de Serviço Social à Distância da UNISEB. As suas áreas de expertise são Serviço Social, Educação Global, Criança e Adolescente, Metodologia da Pesquisa Científica e Educação à Distância.

Quezzia Padilha 

Professora da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

Tem doutorado em Educação pela Florida Christian University nos EUA (Orlando/EUA/2021), Mestrado em Educação pela Florida Christian University (Orlando/EUA/2016). É pós-graduada em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania pela FESP (Curitiba/Brasil/ 2015), Possui MBA em Gestão empresarial e Gestão de Pessoas pela UNIPÊ, é Professora Universitária e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração na UNIFUTURO. É Membro do Conselho Editorial da Editora Oiticica e Assessora Acadêmica pelo Programa Educação sem Fronteiras PesF (Education without Borders Program EwBP) desenvolvido em parceria entre a Unifuturo e instituições de ensino superior na Europa e nos EUA. Possui Certificação SOAR Practitioner, uma ferramenta responsável pela avaliação de Perfis comportamentais, pelo SOAR Global Institute nos EUA. As suas áreas de expertise Administração, Educação Global, Bioética e Educação à Distância.

Maristela Gabardo

Professora da disciplina Contextualização para a realidade Brasileira

Maristella Gabardo é professora do Instituto Federal do Paraná onde desenvolve trabalhos por projetos com alunos do ensino médio integrado e aos alunos de cursos técnicos e graduação.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Letras pela mesma instituição e doutoranda em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Em 2014 participou da primeira edição do programa Professores para o Futuro passando 6 meses estudando e observando como se dá a educação na Finlândia. 

Em 2017 retornou a Finlândia, agora como parte do programa FiTT (Finnish Train the Trainers), para o desenvolvimento de políticas públicas de formação para professores no contexto brasileiro e de novas possibilidades para a educação no Brasil. 

Nadia dos Passos Serique

Professora da disciplina Contextualização para a realidade Brasileira

Nádia dos Passos Serique, graduada em Ciências Sociais, especialista em Metodologias Ativas com intercâmbio na Finlândia, Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA) e Bolsista do Programa de Desenvolvimento Profissional Professores da Educação Básica no Canadá.

Autora do Referencial Curricular da Eco Creche Tio João Marques (Macapá-AP) e pesquisadora da área da Antropologia com foco em comunidades quilombolas da Amazônia.

Maxwill Braga

Professor da disciplina Contextualização para a realidade Brasileira

Mestre em Educação e Globalização pela Universidade de Oulu na Finlândia. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Facilitador de experiências de aprendizagem, de grupos e eventos. Ampla expertise em criação de ambientes reais e remotos de aprendizagem. Tem experiência com diagnóstico organizacional, planejamento estratégico, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais, direção escolar, gestão de projetos e de times.

Sua trajetória profissional se destaca no terceiro setor, mas também tem passagens pelo setor público, privado e organizações internacionais. Talento da Educação da Fundação Lemann. Formação em facilitação: diversos cursos com destaque para Art of Hosting, Teoria U e traineeship na Organizational Performance Group nos EUA.

Fundador da Kaordico Facilitação e Treinamento Profissional e da metodologia Aprendizagem Diagonal (AprenDi), atua como consultor sênior em facilitação e educação, apoiando o desenvolvimento de organizações. Atualmente, também é presidente do Comitê de Educação da FinnCham, a câmara de comércio Brasil-Finlândia.

Bruno Garcês

Professor da disciplina Contextualização para a realidade Brasileira

Bruno Garcês é pai do Luca e da Luna, Químico Industrial por formação e Educador por paixão.
Foi um dos selecionados no Brasil para participar do Programa VET - Teachers for the Future na Finlândia em 2015 e novamente convidado, pela equipe de profissionais Finlandeses a participar do programa Finish Train the Trainers em 2017 no mesmo país.

Foi um dos criadores e formadores do programa BraFF - Brasileiros Formando Formadores no Brasil em 2019 e 2020, buscando formar multiplicadores para as boas práticas em Educação adotadas pela Finlândia. É idealizador do Educa Hoje, uma iniciativa que oferta cursos de formação gratuitos voltados para Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais e Desenvolvimento de Currículos Baseados em Competência.

Fez Doutorado em Ciências, estudando a motivação dos estudantes para aprender e os efeitos de metodologias ativas nesta motivação. Tem atuado como professor, gestor, produtor de conteúdo e consultor nas áreas de Educação e Tecnologias.

Luciana Pölönen

Professor da disciplina Contextualização para a realidade Brasileira

Luciana Pölönen é Mestre em Literatura e Educação pela Universidade de Helsinki. Passou os seus 20 anos na Finlândia onde lecionou literatura e língua inglesa em escolas finlandesas. 

Hoje, reside em São Paulo onde atua como Head de Design de Serviços com foco em desenvolvimento educacional.

Depoimentos de Estudantes

CUSTOM JAVASCRIPT / HTML

Investimento

24 parcelas de

R$ 166,67

À vista R$ 3.497,00

Quer saber mais detalhes sobre o curso?

Entre em contato com o setor comercial preenchendo o formulário ao lado com os seus dados

Entre em contato com o setor comercial preenchendo o formulário abaixo com os seus dados

CUSTOM JAVASCRIPT / HTML

Investimento

De R$ 5.000,00 por 24 parcelas de

R$ 177,08

À vista R$ 3.497,00

Perguntas Frequentes

CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
IMPORTANTE:

1. Os certificados de conclusão do curso serão entregues após a frequência de todos os módulos do curso e a entrega das atividades acadêmicas e artigo final.

2. Caso uma turma não alcance o número mínimo de alunos para a oferta, a data prevista para início das aulas poderá sofrer alteração. O(a) aluno(a) será informado(a) pelos meios de comunicação oficiais (e-mail, WhatsApp, SMS).

3. Estão previstas 6 entradas por ano com cronograma bimestral.

Investimento

EM BREVE

Perguntas frequentes
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
Precisa de ajuda?
 (+55) 83 99691.9526
 comercial@unifuturo.edu.br
Desenvolvimento
em parceria:
Educação do Futuro
Tecnologia financeira
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
Precisa de ajuda?
 (+55) 83 99691.9526 
 comercial@unifuturo.edu.br
Desenvolvimento
em parceria:
Educação do Futuro
Tecnologia financeira
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML